A vereadora Solange Duailibe (PT), apresentou um projeto de lei que propõe a criação do Programa “Colo para Mãe” em Palmas, com o intuito de promover a saúde mental e o bem-estar das mulheres gestantes, parturientes e puérperas na capital tocantinense.
O programa, dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental, busca garantir um atendimento humanizado e digno durante todo o processo gestacional e pós-parto. Entre as medidas propostas, destacam-se a realização de palestras, cursos, distribuição de material informativo e avaliação psicológica durante o pré-natal e antes da alta hospitalar.
De acordo com a proposta, a iniciativa se justifica pela necessidade de sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental materna e oferecer suporte adequado para prevenir e tratar possíveis transtornos, como a depressão pós-parto. O programa também visa garantir assistência digna e de qualidade em todas as etapas do processo reprodutivo, respeitando os direitos e necessidades específicas das mulheres.