Não é de hoje que a presidente da Câmara de Palmas, vereadora professora Janad Valcari (Podemos), vem denunciando diversos problemas encontrados nas Unidades de Pronto Atendimento de Palmas (UPA´s), durantes suas fiscalizações realizadas tanto na região sul, quanto na região norte da capital.
Em suas vistorias, Janad já constatou falta de médicos, falta de medicamentos e filas enormes de pessoas em busca de atendimento, o que se agravou com os surtos de gripe, dengue e covid-19. A parlamentar afirma que mesmo tendo constatado os problemas, não obteve posicionamento dos coordenadores das unidades, nem da Secretaria de Saúde e, por isso, a parlamentar resolveu recorrer ao Ministério Público em busca de uma solução para os problemas nas unidades de saúde.
Ao constatar a veracidade dos fatos, o MP acatou as denúncias de Valcari e recomendou que o secretário Thiago de Paula Marconi adote, em até 24 horas, as providências necessárias para sanar a superlotação reduzindo o tempo de espera e que garanta a disponibilidade de leitos para suprir a demanda, bem como repor o estoque de medicamentos e evitar futuros desabastecimentos.
“Diante da grave situação anunciada e da urgência na adoção de medidas, fica estabelecido o prazo de 24 horas, a partir do recebimento deste expediente, para manifestação acerca das providências adotadas para atendimento desta recomendação”, afirma a promotora Beatriz Regina Lima de Mello.
Para Janad, a notificação do Ministério Público vai fazer com que a prefeitura busque resolver os problemas já identificados por ela durante as fiscalizações.