A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), publicou nesta sexta-feira (14) as primeiras informações sobre como será feita a vacinação contra Covid-19 em crianças. Segundo ela, serão reservadas 10 unidades de saúde exclusivas para vacinar o público de 5 a 11 anos.
O primeiro lote de vacina pediátricas da Pfizer chegou ao Tocantins na manhã desta sexta-feira (14). São 10,7 mil doses que serão dividas entre os 139 municípios e aplicadas em grupos prioritários. A vacinação deve começar na próxima semana.
Em Palmas a vacinação será feita mediante agendamento pela internet. Em uma rede social, a prefeita afirmou que o plano de vacinação do município está pronto e aguarda liberação das doses pelo governo estadual.
“Temos como público alvo 29.259 crianças entre 5 e 11 anos de idade. Reservamos 10 unidades de saúde exclusivamente para vacinação e acompanhamento dos nossos pequenos. O agendamento está disponível no VacinaJá. Não vamos perder tempo”, publicou.
Apesar da informação publicada pela prefeita, o agendamento da vacina ainda não aparece disponível para o público de 5 a 11 anos, até as 16h desta sexta-feira (14).
Cinthia Ribeiro também afirmou que após a vacinação as crianças deverão ficar por um tempo na unidade de saúde.
“Não é recomendado vacinação das crianças fora das unidades de saúde, por isso eventos drive thru, em escolas ou campanhas específicas estão suspensos. É recomendado a criança permanecer 15 min na UBS após a vacina e não tomar nenhum outro imunizante em 15 dias”, explicou.
por: g1.globo.com