O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), lançou o Manual de Boas Práticas para a Pesca Artesanal no Tocantins. O documento, disponível gratuitamente no site da Sepea, foi elaborado para ajudar os pescadores artesanais a melhorar a qualidade do pescado, aumentar a produtividade e promover uma pesca sustentável, respeitando o meio ambiente.
O Tocantins, que já é um dos maiores produtores de pescado do Brasil e ocupa a 18ª posição no ranking nacional, busca alcançar o grupo dos cinco maiores produtores até 2027. A Bacia Hidrográfica Rio Tocantins/Araguaia, que banha o estado, proporciona condições ideais para a produção de espécies nativas amazônicas, sendo uma das grandes apostas para impulsionar o setor.
Segundo Thaiana Brunes, engenheira ambiental da Sepea e uma das responsáveis pela elaboração do manual, o documento oferece orientações práticas e acessíveis. “No manual, os pescadores encontram técnicas para melhorar a qualidade do pescado, aumentar a produtividade e atender às regulamentações ambientais. Além disso, ele promove a segurança do trabalho e incentiva práticas que preservem o meio ambiente, garantindo o sustento das gerações futuras”, explicou.
O manual possui 40 páginas e pode ser baixado no site da Sepea, na aba Boletins Informativos.