O Governo do Tocantins deu início, nesta quinta-feira (12), ao projeto Plantando Água, uma ação voltada para a recuperação de 200 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em quatro bacias hidrográficas do estado. A abertura dos trabalhos ocorreu no Balneário Municipal de Cariri do Tocantins, no sul do estado, com o plantio simbólico de mudas nativas do Cerrado às margens da nascente Água Fria.
Início simbólico e conscientização
A nascente Água Fria, que abastece o Rio Bacaba e serve para captação de água da população local, recebeu as primeiras mudas do projeto, plantadas pelo aluno Raul Xavier, da Escola Estadual Tarso Dutra, reforçando a importância de envolver os jovens na preservação ambiental.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou a relevância histórica do projeto:
“É o maior projeto de restauração de áreas degradadas da história do Tocantins, que nasce aqui em Cariri e será vital para a nossa população no futuro.”
Ele também agradeceu o apoio do governador Wanderlei Barbosa, descrito como o principal incentivador da iniciativa.
Objetivos do projeto
O Plantando Água tem como meta recuperar 50 hectares de APPs em cada uma das seguintes bacias hidrográficas:
•Rios Santo Antônio e Santa Tereza;
•Rio Formoso;
•Rios Lontra e Corda;
•Rio Manuel Alves da Natividade.
A ação inclui o plantio de espécies nativas adaptadas ao Cerrado, a construção de cercas para proteção, criação de aceiros contra incêndios, controle de pragas e monitoramento das áreas por 36 meses. Ao todo, a área recuperada equivale a cerca de 286 campos de futebol.
Recursos e impacto local
Com um investimento de R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o projeto também prevê a produção de 400 mil mudas anuais para a restauração de matas ciliares e nascentes.
A produtora rural Magnólia Figueira de Freitas, de Figueirópolis, foi uma das primeiras a aderir ao programa. Ela comemorou a recuperação da nascente de sua propriedade:
“Era um sonho aguardado por muitos anos pela nossa família.”
Seu esposo, Mário Carneiro, reforçou a importância do projeto e solicitou a revitalização de outra área desmatada na região.
Parcerias e engajamento
O evento contou com a presença de autoridades locais, como representantes dos comitês de bacias hidrográficas, secretários municipais, vereadores e instituições como o Naturatins e o Ruraltins. A primeira-dama que de Cariri, Dayane Rodrigues, reforçou a importância do projeto para as gerações futuras:
“Precisamos plantar essa água para o presente e para o futuro.”
Com o início do Plantando Água, o Tocantins dá um passo importante para a preservação ambiental, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a gestão responsável dos recursos hídricos.