O vereador Marilon Barbosa (Republicano) participou neste sábado, 1º de junho, da sessão de transferência da sede dos poderes executivo e legislativo municipal para o Distrito de Taquaruçu, conforme estabelece um dispositivo da Lei Orgânica do Município de Palmas, no artigo 1º, parágrafo segundo, numa homenagem ao Município de Taquarussu do Porto, pela concessão de sua territorialidade, para a implantação da Capital do Tocantins.
O evento denominado: Taquaruçu, capital por um dia, que foi criado por meio de uma emenda à Lei Orgânica do hoje governador Wanderlei Barbosa, recebeu diversas autoridades estaduais e municipais, além da população do distrito que participou da sessão.
O parlamentar destacou que tem trabalhado pelo distrito atendendo pedidos da população e aproveitou para pedir à prefeita Cinthia Ribeiro, uma atenção especial para a contratação de um médico plantonista para a Unidade Básica de Saúde, cobrou agilidade na construção do campo de futebol e defendeu que 30% das barracas do Festival Gastronômico sejam destinadas para moradores de Taquaruçu. Ele ainda apresentou um Projeto de Lei que propõe o titulo de cidadão palmense ao pioneiro de Taquaruçu, Eliezio Brito.
Marilon recordou também que a data de hoje, marca exatos 35 anos da instalação do município de Taquarussú do Porto onde seu pai, Fenelon Barbosa foi prefeito junto com o vice João de Zelina e os primeiros vereadores pioneiros que fizeram história ao cederem a sede do município para a construção da capital do Tocantins.
O secretário estadual da Casa Civil, Deocleciano Gomes, que representou o governador Wanderlei Barbosa destacou que a data é um fato histórico para o Tocantins, “este resgaste é fundamental para a valorização da luta dos pioneiros que defenderam a criação do município de Taquarussú do Porto, e que posteriormente, se tornou a capital do Estado,” disse Deocleciano Gomes.
Assinatura de obras
Após a sessão, o vereador Marilon Barbosa assinou com a prefeita Cinthia Ribeiro as Ordens de Serviços para construção da ponte dos Cruz, reforma do Centro de Referência em Assistência Social de Taquaruçu e do início da obra de construção do campo de futebol. Também entregou com a prefeitura títulos de propriedades para moradores de Taquaruçu e Buritirana.