Em meio à tragédia climática que assolou o estado do Rio Grande do Sul, a prefeita da capital do Tocantins, Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), emitiu uma nota expressando sua solidariedade às vítimas e seu apoio ao estado atingido.
Na nota, a gestora lamentou profundamente os acontecimentos recentes e destacou a urgência na construção de políticas públicas que proporcionem segurança e amparo para mitigar os impactos causados por eventos climáticos extremos.
“Solidariedade aos cidadãos do Rio Grande do Sul e ao governador Eduardo Leite, meu colega de partido e que tem enfrentado grandes tragédias climáticas. Situações cada vez mais comuns, vitimizam principalmente mulheres e crianças. É urgente construirmos políticas públicas que dêem segurança e amparo para mitigar os impactos climáticos. E pensar isso de forma global, envolvendo todo o Brasil. Para ajudarmos hoje, podemos fazer doações, de qualquer valor, ao Governo do Rio Grande do Sul para destinar às famílias que perderam suas casas e até entes queridos. Quem puder, participe da campanha SOS Rio Grande do Sul – chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38).”
Até o presente momento, o número de vítimas fatais dos temporais alcança 32, com 29 mortes registradas até esta quinta-feira (2) pela Defesa Civil. Os números alarmantes divulgados pela Defesa Civil, que reportou 60 pessoas desaparecidas, 36 feridas e cerca de 14,8 mil desabrigados ou desalojados. Um total de 154 municípios gaúchos foram afetados, impactando a vida de aproximadamente 71,3 mil pessoas.