Nesta terça-feira, dia 23 de abril, a Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou um projeto de lei que garante vagas de estacionamento reservadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A autoria do projeto é da deputada estadual Vanda Monteiro (UB), que comemorou a decisão, destacando a importância da iniciativa para a comunidade autista.
De acordo com o texto aprovado, tanto estabelecimentos privados quanto públicos no estado de Tocantins devem reservar no mínimo 2% de suas vagas de estacionamento para pessoas com TEA. Além disso, é obrigatório o uso de sinalizações especiais, com placas indicativas e demarcações horizontais utilizando o Símbolo Mundial de Conscientização do Autismo.
O projeto surgiu a partir de demandas da comunidade autista, bem como de pais de pessoas autistas, que buscaram a deputada para reivindicar o direito a estacionamento preferencial. Vanda Monteiro expressou sua satisfação com a aprovação do projeto, afirmando que é um passo significativo para a inclusão e que lutará por mais direitos. “É uma grande alegria saber que estamos trabalhando em prol do bem da nossa sociedade. Este projeto de lei foi aprovado e segue para a sanção do Governador. Avançamos nesta pauta e lutaremos por mais direitos”, disse a deputada.