A vereadora Solange Duailibe, do Partido dos Trabalhadores (PT), apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Palmas com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no transporte público da cidade.
O projeto propõe a instituição do “Selo Autista a Bordo”, uma identificação visual a ser afixada nos veículos do transporte público municipal, com o intuito de conscientizar os passageiros sobre a importância de proporcionar um ambiente acolhedor e respeitoso. Além disso, o projeto prevê que os motoristas e demais funcionários responsáveis pelo transporte público recebam treinamento adequado para lidar de forma empática e inclusiva com os passageiros que possuam TEA.
A iniciativa visa reduzir o estigma e a discriminação enfrentados pelas pessoas com TEA, proporcionando maior conforto e segurança para elas e suas famílias ao utilizar o transporte público municipal. O projeto de lei destaca a importância da inclusão e acessibilidade para todos os cidadãos, independentemente de suas características individuais, e ressalta a necessidade de promover uma cultura de respeito à diversidade.