Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) reafirma seu compromisso com o respeito e a igualdade para todos, em favor do Dia Nacional da Visibilidade Transexual. A data, escolhida em 2004 após o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, destaca a importância da valorização da diversidade sexual e de gênero.
A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), através do Diretor de Diversidade e Inclusão Social Wemerson Lima, fez compromisso com a Secretaria Estadual de Saúde e também com a Defensoria Pública para realizar cursos de formação para os profissionais da saúde, legislativo, executivo e também o serviço público. Com o intuito de realizar a formação política para uso da linguagem e também o respeito do nome civil, social e gênero das pessoas trans.
A secretaria une-se a essa causa, promovendo um ambiente de inclusão e celebrando a diversidade. Em uma declaração, a Secretária ressaltou a importância de reconhecer e enfrentar os desafios que a comunidade trans enfrenta diariamente, visando construir uma sociedade mais justa e igualitária.
A Associação Das Travestis E Transexuais Do Estado Do Tocantins (Atrato) realizou um bate-papo na Defensoria Pública Sobre os direitos e as garantias, saúde e bem-estar da população trans do estado. Alguns dos pontos abordados foram o nome social, empregabilidade e processo transexualizador.
O comprometimento da Seciju e Atrato com a promoção do respeito e da igualdade reflete-se em suas ações e políticas, contribuindo para a construção de um ambiente acolhedor para todos, independentemente de sua identidade de gênero. A celebração do Dia Nacional da Visibilidade Transexual é um passo significativo na direção de uma sociedade mais consciente e inclusiva.