O Governo do Tocantins investe em políticas para juventude focadas em processos de fomento ao empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho. Pensando nisso, a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) trabalha para a implantação de política de inovação e tecnologia, tendo como perspectiva o desenvolvimento da indústria 4.0. Um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) tem como objetivo a implantação do Programa Espaço 4.0 que atenderá jovens de 15 a 29 anos.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas, ressaltou que essa será mais uma ação para levar oportunidades aos jovens tocantinenses. “A importância desse programa será preparar os jovens para um mercado de trabalho com os conhecimentos e as noções necessárias. A nossa equipe está trabalhando no plano de ações para que, em breve, possamos proporcionar oportunidades de capacitação técnica para esse público”, destacou o gestor.
A analista do setor de convênios da Seju, Karine Sales, explicou que o programa tem como meta aquisições de equipamentos de tecnologia que serão utilizados nos cursos e nas oficinas de capacitação. “Isto é só o começo, pois haverá mais incitações a serem trabalhadas até a execução. Temos muito trabalho pela frente, solicitaremos um novo plano de trabalho e novos cursos buscando a excelência para a execução. A Secretaria dos Esportes e Juventude está empenhada em proporcionar oportunidades aos jovens tocantinenses”, acrescentou.
Sobre o programa
O programa será desenvolvido no Centro de Ensino Médio de Taquaralto, na região sul de Palmas, e visa propiciar meios para que os atores locais de inovação, com condições, especialmente de conhecimento, para atuarem enquanto promotores de empoderamento, desenvolvimento regional, inclusão social, cidadania, equidade e respeito aos direitos humanos.
Por meio do Programa Espaço 4.0, serão implantadas políticas públicas destinadas aos jovens, corroborando com a natureza educacional, psicossocial e profissional, proporcionando o crescimento pessoal e, consequentemente, colaborando com a qualidade de ensino e aprendizagem dos jovens do município de Palmas e cidades vizinhas. A Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude ficará responsável pela seleção dos participantes, pela divulgação dos cursos e pela seleção dos alunos que realizarão as capacitações. Em breve, serão divulgadas as etapas do programa.
Entre os critérios de seleção serão considerados os jovens que estejam cursando a partir do 9° ano do ensino fundamental. No momento da inscrição, será necessário apresentar RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de residência. A expectativa é atender mais de 1,5 mil jovens.
FONTE: Secom\Governo do Tocantins