Em vídeo ele disse: “nunca me acovardei diante de situação nenhuma, a atitude que tomo agora e mais uma prova disso”, disse.
“Por mais que eu houvesse lutado foram e desprestigiados na composição majoritária que tentei ajudar a construção”, disse.
“Não posso concordar com o isolamento do norte, a região mais populosa do Estado deixou de ser ouvida”, reclamou no vídeo.
“Continuarei lutando por um Tocantins integrado”, disse. Ele termina dizendo: “o norte jamais será esquecido”, disse.
Halum é ex-deputado e já ocupou cadeira na Câmara Federal saindo em 2018 quando disputou o Senado e não ganhou. Ele presidia o Republicanos no Tocantins, antigo PRB, há anos e foi o principal articulador para que Wanderlei fosse para a legenda e conseguisse o comando. Ele sempre teve bom trânsito nacional e usou isso para ajudar Wanderlei a ir para a legenda.
Ele integrava a gestão de Wanderlei também na área política e deixou o cargo para disputar uma cadeira de federal. Halum é da cidade de Araguaína e líder da região norte do Tocantins.
A chapa do Republicanos tem como principais nomes na disputa além de Halum, o presidente da AL, Antônio Andrade e Ricardo Ayres, os dois já são estaduais.