Janad Valcari (PL), presidente da Câmara de Palmas, solicitou nesta quarta-feira, 27, ao Ministério Público do Tocantins (MPE) que investigue “inércia” da prefeitura em andamento nas obras de duplicação da Avenida NS-15 em Palmas.
Valcari pede abertura de investigação, alegando falta de compromisso e de planejamento da gestão que estaria cruzando os braços para a situação das 15 chácaras existentes ao longo do perímetro pertencente ao município- entre as LOs-14 e 12.
A situação pode prejudicar a duplicação do trecho de 1,7 quilômetros da NS-15. As 15 propriedades estão em um território que invade as vias.
Cada uma das chácaras teria que abrir mão de 2 mil metros quadrados para não prejudicar o trecho em acordo formalizado pela prefeitura. Das 15 unidades, 10 já concordaram com recuo sem custos.
Ainda em 2016, foi assinada ordem de serviço que autoriza o início das obras que interligariam as avenidas NS 15 e LO-13, formando um anel viário ou alça viária sul-norte.
A iniciativa teria vindo através de reivindicações de moradores e empresários, devido a complicações no fluxo de caminhões, impacto no trânsito e danificação da malha asfáltica da cidade.
O que impede a continuidade das obras que visam regularizar a área é o impasse do poder público. A Prefeitura de Palmas alega que a responsabilidade é do Estado enquanto a mesma culpa a prefeitura. Sendo a avenida parte do plano diretor, a Prefeitura de Palmas teria que aprovar o projeto.