A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas lançou, nesta segunda-feira (25), o site Castra Pet, uma plataforma para cadastro e agendamento de castrações gratuitas de cães e gatos. O sistema entrou em operação oficial nesta quarta-feira (27), com a abertura inicial de 100 vagas para o mês de dezembro. A meta é aumentar gradativamente a oferta nos próximos meses, com acesso pelo endereço https://castrapet.palmas.to.gov.br.
Adesão de clínicas permite ampliação do serviço
De acordo com a secretária de Saúde, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, o aumento nas vagas foi possível devido à parceria com clínicas veterinárias credenciadas pelo edital Nº 2/2023. “Agora, além dos procedimentos realizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) e pelo Hospital Veterinário da Ulbra, que já ofereciam cerca de 100 castrações mensais, mais duas clínicas credenciadas ampliaram essa capacidade em 100 procedimentos adicionais por mês,” explicou Anna Crystina.
Novo cadastro para usuários do sistema antigo
A coordenadora da UVCZ, Benta Figueiredo, informou que os usuários cadastrados no antigo sistema (Caievs) precisam realizar um novo registro na plataforma Castra Pet. O objetivo é garantir uma melhor comunicação com os tutores, permitindo a atualização de dados como telefone e endereço, além de facilitar o acesso gratuito ao serviço.
Expectativa de impacto e expansão do programa
O edital de credenciamento das novas clínicas tem validade de 24 meses, prevendo a realização de 4.243 castrações gratuitas durante o período. No primeiro ano, serão oferecidas 1.200 vagas, com 100 procedimentos mensais por clínica credenciada. Outros estabelecimentos interessados ainda podem aderir ao credenciamento, aumentando a capacidade do programa e beneficiando mais tutores e seus animais em Palmas.