Na manhã deste sábado, dia 25 de Novembro, autoridades, familiares, amigos e membros do Poder Judiciário do Tocantins uniram-se para prestar suas últimas homenagens ao juiz aposentado Sândalo Bueno do Nascimento. O magistrado, que faleceu na tarde de sexta-feira aos 65 anos, deixou um legado de 25 anos de serviço dedicado à justiça e à comunidade.
O velório, realizado no Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), contou com a presença de figuras proeminentes, incluindo desembargadores, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, e membros do Sistema de Justiça. O momento foi marcado por homenagens conduzidas pelo espírita Ubirajara Augusto Pereira (Tio Bira) e uma comovente celebração realizada pelo padre Eduardo Zanom.
Antes do encerramento do velório, uma série de autoridades passaram pelo Pleno do TJTO para prestar suas condolências, incluindo os desembargadores Eurípedes Lamounier, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral da justiça), Ângela Haonat, Helvécio de Brito Maia Neto e Bernardino Lima Luz (aposentado). Também estiveram presentes o vice-governador Laurez Moreira, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) André Gonçalves, e diversos outros representantes do cenário político e jurídico.
Além de sua destacada carreira como juiz, Sândalo Bueno assumiu a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) em 1991, exercendo dois mandatos e contribuindo significativamente para o fortalecimento da magistratura local. Sândalo Bueno do Nascimento será lembrado não apenas por suas contribuições ao sistema judiciário, mas também por sua integridade, dedicação à justiça e pelo impacto positivo que deixou em todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Sua partida deixa uma lacuna no coração da comunidade jurídica do Tocantins.