Fonte: Anne Acioli/Governo do Tocantins
A inspetora de Recursos Naturais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da regional de Dianópolis, a bióloga Juliana Calmon, lançou durante o 3° Encontro de Comitês de Bacia Hidrográficas do Tocantins (ECOB), o livro Aventuras em Terras Protegidas. A narrativa infanto-juvenil é ambientada nas Unidades de Conservação (UCs) do Tocantins e está disponível para download no link.
A obra conta a história de Caliandra, uma menina apaixonada por passarinhos que faz descobertas incríveis ao viajar com sua família durante as férias escolares. Durante a viagem pelas áreas protegidas do Tocantins, vê pela primeira vez paisagens belíssimas, animais silvestres, fósseis de samambaias, pinturas rupestres e muitas plantas diferentes das que ela já conhecia.
O obra conta com a coautoria de Adailton Glória, Aline Vilarinho, Hermísio Aires, Lyon Cardoso e Rejane Nunes, servidores do Naturatins que atuam nas UCs.
“Escrever este livro foi mais desafiador do que eu imaginava, a linguagem precisou ser adaptada e revisada para que todas as informações chegassem ao jovem leitor de modo claro e objetivo”, pontuou a autora sobre o grande objetivo, que é levar informação da biologia para futuros profissionais, mas de modo prazeroso.
Sobre a autora
Juliana Almeida Calmon Vasconcelos é bióloga e pós-graduada em educação ambiental. Além disso, cursou a graduação de Direito, onde mais uma vez se dedicou a estudar a área ambiental.
É servidora pública do Tocantins e desenvolve trabalhos como monitoramento ambiental, análise de licenças e participa de projetos ligados a espécies ameaçadas de extinção.
É mãe de Lucas, um pequeno que já é apaixonado por passarinhos. Juliana acredita na educação por meio da experimentação e do aprender, fazendo. Para ela, ler é umas das formas de ,conhecer o ambiente em que vivemos.