O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), gerida pela primeira-dama Karynne Sotero, levou na quinta-feira, 17, a Caravana da Alegria para o povoado Campo Alegre, no município de Paranã. A ação, realizada na Escola Estadual Floresta, reuniu mais de 300 pessoas da comunidade, entre adultos e crianças, e teve como objetivo celebrar a infância.
Na ocasião, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, ressaltou a alegria de celebrar o mês das crianças no povoado. “Quero agradecer de coração a todos os pais presentes. Sei que o Dia das Crianças já passou, mas eu não poderia deixar de vir dar um abraço em cada um, entregar uma lembrancinha e, claro, dizer o quanto vocês são importantes”, enfatizou.
A programação contou com show do palhaço Cocada e do mascote Foguito, do Corpo de Bombeiros do Tocantins; diversão com pula-pula e brinquedos infláveis; algodão doce; pintura facial; e brinquedos para as crianças. Durante toda a manhã, os 122 alunos da Escola Estadual Floresta e outras crianças da comunidade aproveitaram a festa.
A diretora da Escola Estadual Floresta, Edileuza Araújo de Souza, agradeceu em nome da comunidade. “Tenho uma enorme gratidão por esses momentos proporcionados aqui em Campo Alegre. De coração, muito obrigada por cada gesto e por estarem sempre olhando por nós e pelas famílias daqui”, declarou.
A funcionária pública Aparecida Samara levou os filhos Safira, de 3 anos, e Jorge Fernando, de 11, para curtir a Caravana da Alegria e não escondeu a felicidade. “As nossas crianças só têm a agradecer. Esse tipo de ação da primeira-dama faz com que a gente se sinta valorizado, tanto as crianças quanto nós, os pais. Nós nos sentimos vistos, prestigiados de verdade”, concluiu.
Valorização dos professores
Durante a programação, a primeira-dama Karynne Sotero fez uma homenagem aos professores da escola, por ocasião do Dia do Professor, celebrado no último dia 15 de outubro.
“Tenho muito orgulho de ser filha de uma professora, acredito que essa é a profissão mais sublime de todas, porque todas as outras passam por vocês. Gostaria de parabenizar a cada um pela dedicação e pelo compromisso com a educação. Não preciso nem dizer o quanto o governador Wanderlei Barbosa valoriza os professores, ele também é filho de uma professora e na família dele há vários. Vocês fazem parte do Tocantins que temos construído”, destacou a primeira-dama.
O professor de Geografia e História, Edelson Silva, está há sete meses no Tocantins e agradeceu à primeira-dama em nome dos colegas. “Eu tenho um imenso orgulho e prazer em estar aqui, quero agradecer de coração. Este é o meu primeiro ano na escola, mas já me encontrei nesse lugar, me encontrei nessa comunidade. É muito bonito ver uma participação tão profunda e presente como a sua e do governador. Percebemos o quanto vocês estão se dedicando e descobrindo formas de melhorar a nossa realidade. Só tenho a agradecer por todo esse cuidado, por estarem olhando de perto para as nossas necessidades e fazendo a diferença”, pontuou.
Caravana da Alegria
Depois de percorrer a região do Bico do Papagaio, alcançando mais de mil crianças nas comunidades Carrapiché, Novo Recomeço e Pequizeiro, a Caravana da Alegria também passou nesta semana pelo Lar Batista F. F. Soren, em Luzimangues, distrito de Porto Nacional.
Com o intuito de dar visibilidade à causa infantojuvenil, na busca pela garantia da dignidade de crianças, o projeto Caravana da Alegria surge por meio de ações itinerantes que levam uma série de programações lúdicas e educativas para comunidades nas cidades do Tocantins. A iniciativa garante diversão para meninos e meninas de comunidades carentes ou em situação de vulnerabilidade social.
Parcerias
As ações da Caravana da Alegria contaram com parcerias fundamentais com diversas instituições e órgãos. Entre os colaboradores estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); a Secretaria Executiva da Governadoria (Segov); a Energisa; e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).