No caso dos clientes residenciais e comerciais, o percentual é de 13,68%.
A tarifa de energia elétrica no Tocantins terá um reajuste médio de 14,78% a partir da próxima segunda-feira, 4 de julho. O aumento foi fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) durante uma reunião na manhã desta terça-feira (28). No caso dos consumidores residenciais e comerciais, o percentual é um pouco menor, ficou em 13,68%.
O aumento é feito anualmente e tem o objetivo cobrir os custos referentes à compra de energia e da infraestrutura de transmissão. O percentual médio deste ano ficou bem acima de 2021, quando o aumento médio foi de 4,04%.
O reajuste vale para todas as unidades consumidoras e varia de acordo com o tipo de cliente.
- Clientes residenciais e comerciais (mais de 98% dos consumidores): 13,68%
- Clientes de alta tensão (indústrias): 15,85%
- Efeito médio: 14,78%
Esse novo percentual vale também para os clientes de baixa renda, embora continuem com o benefício de até 65% de desconto na conta de luz.
“Importante destacar que os clientes classificados como baixa renda, precisam manter o cadastro atualizado para garantir o desconto. A Energisa faz busca ativa por famílias que possuam o perfil para aderirem à Tarifa Social”, explicou o gerente de regulação econômica da Energisa, Bernardo Athayde.
No Tocantins são cerca de 640 mil unidades consumidoras nos 139 municípios. Conforme a concessionária, o número de pessoas beneficiadas com a tarifa social cresceu de 56.488 em 2018 para 91.684 beneficiados até maio deste ano.