A Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE/TO) promove, a partir desta terça-feira, 2 de maio, a 21ª edição do Feirão do Imposto, evento que ocorre anualmente em diversas cidades do Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços consumidos diariamente.
Durante o Feirão, que segue até o dia 27 de maio, algumas lojas aderem à iniciativa e comercializam seus produtos sem o valor dos impostos, mostrando aos consumidores o quanto os tributos afetam o preço final dos produtos. Além disso, diversas atividades são realizadas, como palestras, debates e ações nas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a importância de se discutir a carga tributária e a transparência na utilização dos recursos públicos.
Segundo a presidente da associação no Tocantins, Monnyelle Rodrigues, a iniciativa é importante para que a população entenda a importância de se discutir a questão tributária no país. “O Feirão do Imposto é uma oportunidade de conscientização sobre a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços. Queremos mostrar que é possível sim fazer com que essa carga tributária seja mais justa e proporcional”, afirmou.
Nas últimas edições do projeto, a AJEE/TO foi duas vezes premiada na categoria “Inova Feirão” por ter implementado, entre suas ações, a Calculadora de Impostos no site oficial da Associação, onde ficou disponível a análise de quanto se paga de imposto em cima de cada produto. O objetivo foi alcançar o maior número de pessoas, demonstrando a diferença do valor do produto nos dias de hoje com o imposto e quanto ele poderia custar se não fosse a alta carga tributária.
Para essa edição, a associação está desenvolvendo uma plataforma que vai ajudar os empresários e empreendedores a terem informações tributárias de forma mais acessível. O lançamento desse software e a programação oficial do Feirão serão divulgados em breve nas redes sociais da AJEE Tocantins.
Feirão do Imposto
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), e mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. Em 2012 teve uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.
No decorrer dos últimos 20 anos, cada edição abordou temáticas relacionadas à quantidade de tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e ações. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), o Feirão do Imposto acontece em 20 estados da federação.