No último domingo, o estado do Tocantins respondeu prontamente ao apelo por ajuda do Rio Grande do Sul, enviando uma equipe especializada do Corpo de Bombeiros Militar para auxiliar nas operações de busca e resgate após uma devastadora catástrofe climática.
O governador Wanderlei Barbosa determinou o envio imediato de homens, cães e equipamentos para se juntarem às forças de resgate já mobilizadas no estado do Rio Grande do Sul. Com mais de 70 mortes e mais de 100 pessoas desaparecidas, a região enfrenta uma situação de calamidade pública devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
A equipe do Corpo de Bombeiros do Tocantins, composta por oito homens, dois binômios de busca (Bombeiro Militar + Cão) e dois mergulhadores, foi prontamente disponibilizada para prestar assistência. Além disso, uma aeronave foi disponibilizada pelo governo tocantinense para transportar a equipe até o local da operação.
O tenente-coronel Donaldo Lourinho de Oliveira, comandante da Companhia Independente de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, expressou otimismo e determinação em ajudar os irmãos gaúchos em meio a essa tragédia. Ele ressaltou a preparação e a qualificação da equipe tocantinense, afirmando o compromisso em fornecer socorro e conforto às famílias afetadas