A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), anunciou hoje a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue na capital tocantinense. A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de maio, a imunização estará disponível para pessoas de seis a 59 anos de idade.
A decisão visa intensificar os esforços de prevenção contra a dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que tem sido uma preocupação da saúde pública na região. Com a nova medida, a vacinação será oferecida de forma abrangente: crianças de 6 a 14 anos, pessoas de 15 a 59 anos com comorbidades, e também a população em situação de rua até 59 anos, com ou sem agravo.
A vacinação ocorrerá em todas as Unidades de Saúde de Palmas, das 8h às 18h. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação. Para os pacientes com comorbidades, é requerida a comprovação da condição, que pode ser feita por meio de laudo médico ou consulta ao sistema de saúde.
As comorbidades consideradas para a vacinação incluem doenças crônicas neurológicas, cardiopáticas, hepáticas, renais, síndromes como Down, e diabetes mellitus. Gestantes e pessoas imunodeprimidas não estão aptas a receber o imunizante.
Até o momento, a Semus recebeu um lote da vacina Qdenga, contendo 9.082 doses, das quais 3.425 já foram aplicadas, correspondendo a 37,7% do total recebido. Com a ampliação da vacinação, 5.637 doses serão destinadas ao novo público-alvo.
Além disso, está prevista para o final de maio a aplicação da segunda dose para os primeiros vacinados em Palmas. O esquema vacinal contra a dengue consiste em duas aplicações, com um intervalo de três meses entre elas. O programa de vacinação contra a dengue na capital iniciou em 28 de fevereiro, inicialmente para crianças de 10 e 11 anos, sendo ampliado para até 14 anos em 7 de março.