Para garantir o melhor atendimento na área da saúde, é fundamental que as pessoas saibam onde procurar ajuda adequada, seja nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) orienta que as USFs são a primeira opção para quem precisa de atendimento médico e de enfermagem de rotina, além de outros serviços. No entanto, essas unidades não oferecem tratamento para emergências ou casos graves. Nessas situações, é necessário procurar uma UPA ou o Samu.
Se você estiver com sintomas de infarto ou dor torácica, desmaios, crise hipertensiva, diabetes descompensada, crise de asma ou falta de ar, convulsão, dor súbita ou aguda, dor abdominal intensa, queimaduras, febre alta, alergias súbitas, hemorragias, sintomas de AVC (derrame), cortes ou suturas, picadas de animais peçonhentos, fraturas, entorses ou luxações, choque elétrico, agressões físicas diversas e acidentes domésticos, de trânsito ou de trabalho, procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) ou ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192.
Segundo a Semus, muitas pessoas procuram as unidades de urgência e emergência para tratar desconfortos leves que já estão ocorrendo há semanas. Nesses casos, é melhor procurar uma USF, já que o atendimento nas UPAs é destinado a situações de urgência e emergência. Casos crônicos devem ser tratados nas USFs, que oferecem acompanhamento. É importante lembrar que nas UPAs, o atendimento é realizado por meio de um sistema de triagem que avalia a gravidade da situação e identifica os pacientes que precisam de atendimento prioritário.
Confira abaixo algumas informações do Ministério da Saúde sobre cada tipo de unidade:
USFs: oferecem atendimento médico para cerca de 80% dos problemas de saúde (sintomas gripais, dores no geral, febre moderada/persistente e tantos outros sintomas), além de medicamentos gratuitos e vacinas. Também oferecem acompanhamento pré-natal, de hipertensos e diabéticos e tratamento de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.
UPAs: funcionam 24 horas por dia e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.
Samu: através do telefone 192, o cidadão pode receber orientações de primeiros socorros por telefone ou ser atendido por uma equipe médica em casa, no trabalho ou em outro local. Profissionais de saúde e médicos treinados avaliam cada caso e definem a melhor equipe e ambulância para atender a emergência.
FONTE: Semus