As conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, em 2022 e novas pactuações para serem implementadas no próximo ano, foram debatidas na 11ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O evento ocorreu na quinta-feira, 8, no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas.
Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou dados relacionados às cirurgias eletivas realizadas em 2022 (mais de 9 mil até novembro), o Plano de Contingência Estadual de Monkeypox, Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Atenção Materna Infantil (Rami) do Estado do Tocantins e o Plano Solicitação de Cooperação Financeira de Custeio no Teto MAC (Média e Alta Complexidade) feito pela Pasta, ao Ministério da Saúde.
“A ampliação que solicitamos se atendida, será usada para a realização de mais cirurgias eletivas, visto a necessidade da população que ainda espera em fila. Avançamos nesse setor como em diversos outros e queremos seguir melhorando a vida da população, que no Tocantins é 92% SUS dependente”, disse o titular da SES-TO, Afonso Piva, acrescentando que “hoje finalizamos as reuniões ordinárias da CIB, em 2022 e gostaria de destacar a importância que esta mesa de discussão tem para a saúde pública tocantinense. É aqui que firmamos as parcerias entre Estado e municípios, em prol de um SUS mais fortalecido”.
A parceria destacada pelo secretário também foi enfatizada pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Rondinelly Souza. “Aqui temos embates e discussões sempre de forma respeitosa, pensando na população que precisa da saúde pública. Na balança de 2022 o positivo pesa mais e isso mostra que a CIB tem relevância e feito a diferença na vida das pessoas”, destacou.
A secretária municipal de Araguaína, Ana Paula Abadia esteve no evento apresentando os projetos de Habilitação da Unidade de Acolhimento Adulto e de Ampliação de Frota do Samu 192 e também falou sobre as parcerias que tem dado certo. “Chegamos ao fim de mais um ano e gostaria de destacar a parceria com o Governo do Tocantins, que tem colaborado de forma significativa para a saúde pública de Araguaína. Temos um diálogo aberto e produtivo com o secretário Afonso”, destacou.
Pactuações
Na reunião foram pactuados Projetos Técnicos para Aquisições de Veículos de Transporte Sanitário Eletivo (com acessibilidade) para os municípios de Dois Irmãos e Santa Maria do Tocantins e ainda o Plano Operativo Municipal de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei do Município de Palmas.