A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) recebeu, em janeiro, uma entrega do Ministério da Saúde (MS) — 30.000 comprimidos da medicação Lamivudina 300mg/Dolutegravir 50mg. Estes medicamentos já estão disponíveis na Assistência Farmacêutica Estadual (AFE) e prontos para serem distribuídos nos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs).
A principal inovação é a introdução da dose fixa combinada (DFC), que reúne em um único comprimido as drogas anteriormente tomadas separadamente. A farmacêutica da SES-TO, Janaína Daniel, destaca que essa nova apresentação simplifica o tratamento para os pacientes, eliminando a necessidade de tomar comprimidos separados
Quanto aos critérios para adquirir os novos medicamentos, serão atendidos inicialmente pacientes que já utilizavam a terapia dupla, composta por Lamivudina 150mg/Dolutegravir 50mg. Os critérios incluem idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias no último exame, e ter iniciado a terapia dupla antes de 30 de novembro de 2023.
A distribuição dos medicamentos é gratuita e será realizada diretamente na Rede de Atendimento às Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV), através dos Serviços de Atendimento Especializados (SAE), presentes em cinco unidades no Tocantins: Palmas (Henfil), Porto Nacional, Araguaína (HDT), Paraíso e Gurupi.
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/MS) revelam que, em 2023, foram registrados 338 casos de HIV e 92 casos de AIDS no Tocantins. Cerca de 3.381 pessoas estão em acompanhamento nos cinco Serviços de Atenção Especializada (SAE) do estado.
Além do tratamento, a prevenção continua sendo uma prioridade. O Sistema Único de Saúde (SUS) distribuiu em 2023 mais de 1.995.552 preservativos masculinos, 55.200 preservativos femininos e 37.000 unidades de gel lubrificante, reforçando a importância das práticas seguras para a saúde sexual.