Para a realização do segundo turno em Palmas, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) executa os últimos procedimentos de preparação dos equipamentos de votação. Nesta quinta-feira, 24, estão sendo feitas as conferências das 629 urnas que serão usadas no pleito de domingo, 27, na capital, pela equipe do cartório da 29ª Zona Eleitoral. A cerimônia de conferência conta com a participação e supervisão do juiz eleitoral, Gil de Araújo Corrêa, e da chefe de cartório, Ana Cecília Catapan.
Para a chefe de cartório, Ana Cecília Catapan, todos esses procedimentos realizados na execução do processo eleitoral são necessários para reforçar a transparência das eleições para os cidadãos. “Essas ações têm a importância de certificar a segurança do processo e proporcionar também agilidade da logística, o conforto e a segurança para que o eleitor possa exercer seu voto de forma rápida, tranquila e segura”, destacou.
Durante esta etapa do processo é realizada a verificação dos dados da tela da urna, a sessão eleitoral, município, zona eleitoral, data e hora, além de verificar o funcionamento da bateria e carga do equipamento de votação. Já na sexta-feira, 25, será feita a oficialização do sistema que vai fazer a apuração das eleições, e a partir das 17h os aparelhos serão alocados nos veículos para transporte das urnas e material de seção, para que elas possam ser montadas nas sessões eleitorais no dia seguinte.
Sábado, realização dos testes
Para garantir a transparência e a lisura do processo eleitoral, no sábado, 26, véspera do 2º turno, a partir das 9h serão sorteadas sete urnas eletrônicas, dentre as 629 seções eleitorais da capital, para os testes de Autenticidade e de Integridade. Destas sete, uma urna eletrônica será sorteada para o Teste de Autenticidade, e as outras seis urnas serão sorteadas para o Teste de Integridade, sendo uma delas para o teste com a utilização da biometria. O ato acontecerá no auditório do TRE-TO, com transmissão pelo canal oficial da Justiça Eleitoral tocantinense no Youtube.
Marco histórico
No domingo, dia 27, as eleitoras e eleitores de Palmas irão pela primeira vez na história do município definir o resultado das eleições municipais em um 2º turno. Na data também serão realizados os testes das urnas sorteadas no sábado (26).
As urnas estarão liberadas para receber o voto do eleitorado a partir das 8h até às 17h. Vale destacar que na capital tocantinense existem 629 seções instaladas em 82 locais de votação, com um total de 209.524 eleitoras e eleitores aptos a votar. (TRE/TO)