Prefeito de Porto nacional e candidato a à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil) usou seus programas eleitorais de rádio de quinta-feira, 5 de setembro, para enaltecer o crescimento da economia da cidade, que já tem o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, com R$ 3,6 bilhões (IBGE 2021).
Para ele, o resultado é a soma coletiva de esforços, que envolve sim o trabalho da gestão municipal, mas também os investimentos do governo do Tocantins, do governo federal e principalmente de cada morador de Porto Nacional. “Primeiro, o meu reconhecimento para cada cidadão portuense, para cada morador de Porto Nacional. Seja ele o vendedor de picolé, seja ele o maior empresário, o maior produtor de grãos do nosso município. A gente sabe que tudo isso está sendo possível em quatro mãos. O poder municipal, com certeza, buscando melhorias na sua infraestrutura, das condições da saúde, da cultura, o poder estadual, que também fez investimentos e o governo federal. Cada comerciante, cada empresário, cada pessoa de Porto Nacional faz isso (o PIB) se fortalecer”, frisou.
De 2022 e 2023, Porto nacional foi bicampeão estadual em exportações, com vendas externas que, somando os dois anos, chegam a quase US$ 1,2 bilhão. Isso, claro, vai fazer com que o PIB de Porto Nacional seja ainda maior na próxima medição do IBGE.
No programa, o prefeito comentou que essas riquezas todas também estão ajudando na geração de emprego e renda na cidade. Ele lembrou que, durante a sua gestão, a quantidade de empregos formais cresceu 33%, com uma soma de 2,6 mil novos postos de trabalho entre janeiro de 2021 e julho de 2024.
Provocado pelo apresentador Fábio Dedão, Ronivon chegou a dizer, em tom de brincadeira, que a meta do PIB agora é alcançar o segundo posto, ultrapassando Araguaína. Depois, elogiou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (União Brasil), que é seu amigo e correligionário. “Alô Wagner, estamos chegando aí! Wagner é um grande companheiro, grande gestor de Araguaína que, com certeza, é uma grande cidade e merece também estar nesse segundo lugar no ranking do Estado”, finalizou.