Em seu programa do horário eleitoral gratuito na TV, transmitido nesta segunda-feira, 5, o Governador do Tocantins e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos), respondeu a perguntas sobre o agronegócio tocantinense e destacou que sua Gestão vem fazendo uma política tributária humanizada para o setor.
“Estamos favorecendo e fortalecendo a nossa economia, fazendo uma redução fiscal e humanizando o sistema tributário para crescer os nossos negócios, a geração de emprego e a economia do Estado”, destacou o Governador.
Agricultura Familiar
Em relação à agricultura familiar, Wanderlei falou sobre a importância da assistência técnica fomentada pelo Estado. “Este ano, nós fizemos doações de sementes de qualidade para que o produtor pudesse melhorar os produtos que vão à mesa dos brasileiros, produzindo um alimento de melhor qualidade. Nós também doamos sêmen bovino para que os pequenos produtores tivessem um bezerro de qualidade para ofertar e vender ao comércio, e dessa forma melhorar o seu rebanho. Vamos promover ainda, a partir do ano que vem, doação de calcário e adubo para que haja uma produção de excelência na Agricultura Familiar”, assegurou.
Política Industrial
Respondendo à pergunta sobre a política Industrial do Estado para fomentar e melhorar a qualidade dos nossos produtos, Wanderlei destacou suas propostas. “Além das políticas de incentivo fiscal que fizemos para o setor de carnes e de exportação de carnes, vamos fazer também para outras áreas. Queremos fortalecer o setor produtivo e o produtor. O produtor tem que estar forte para que nós tenhamos um Estado forte. Precisamos ainda de melhores rodovias, não apenas recuperar as que estão danificadas, mas fazer novas estradas em outras regiões, para possibilitar o escoamento dessa produção”, finalizou.
Dados
O Programa Mais Genética, do Governo do Tocantins, já fez mais de 100 mil procedimentos de inseminação artificial, para melhorar a qualidade do rebanho. Um processo que conta com muita pesquisa para valorizar a carne do mercado internacional, que representa 20% das exportações do Estado.
Já o Programa Mesa Farta, também do Governo do Estado, distribuiu mais de 400 toneladas de sementes de arroz, milho e feijão beneficiando mais de 20 mil pequenos e médios agricultores em todo o Tocantins.