No último sábado, dia 22, movimentos sociais e sindicais de Palmas se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET) para discutir e consolidar uma pré-candidatura coletiva do Partido dos Trabalhadores (PT) para a Câmara de Vereadores da capital tocantinense.
Sob o nome “Povo de Luta”, a iniciativa visa unir forças dos movimentos Enegrecer, Kizomba, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e lideranças sindicais locais. O objetivo é enfrentar a influência crescente da extrema-direita na política municipal, propondo uma plataforma que prioriza a defesa da educação, o direito à cidade e ao campo, os direitos das mulheres, o combate ao racismo e o fortalecimento da juventude, entre outras pautas relevantes para a sociedade palmense.
Os pré-candidatos Cristian Ribas, Naiara dos Santos, Rose Marques e Messias Vieira foram escolhidos para representar essa ampla coalizão de movimentos populares organizados. A proposta da pré-candidatura coletiva é construir uma voz unificada que reflita as diversas experiências e necessidades da comunidade local, promovendo uma participação política mais inclusiva e representativa.