Na última semana, o Vereador Daniel Nascimento (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal, que propõe uma Campanha de Conscientização para o Descarte de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso, em Palmas.
A Campanha tem por objetivo conscientizar a população para o descarte adequado de medicamentos domiciliares que não estão sendo utilizados, reduzindo os índices de automedicação e contribuindo com a qualidade de vida da população palmense. Como também, promover ações de educação preventiva para estimular a mudança de comportamento em relação ao uso desenfreado de medicamentos e promover momentos de reflexão sobre os malefícios da automedicação, sobre o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
Os medicamentos são essenciais para o tratamento de diversas doenças, porém o uso inadequado pode acarretar em diversos efeitos colaterais, tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente. O descarte de medicamentos em locais não propícios, poderá afetar o solo, a água, impactando a fauna e a flora local.
“Através de campanhas educativas podemos trazer informações essenciais para administração correta dos remédios e incentivar o descarte seguro. Os grupos das unidades de saúde são um meio para que isso aconteça, assim como na sala de espera para o atendimento e as visitas domiciliares realizadas por profissionais”, destacou o vereador.