Palmas sediou nesta sexta-feira, 16, a plenária estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA) do Governo Federal 2024/2027. A prefeita Cinthia Ribeiro acompanhou a audiência e destacou a importância desta escuta. “Fico feliz em ser uma das anfitriãs de um evento tão importante como este. O governo federal está indo até as pessoas, é gratificante discutir políticas públicas na expectativa de torná-las cada dia mais eficientes. Um bom gestor é antes de mais nada um bom ouvinte”, lembrou a prefeita.
O evento aconteceu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e reuniu centenas de pessoas, entre autoridades e representantes de movimentos sociais. Esta iniciativa planeja proporcionar espaço à sociedade civil organizada para debater políticas públicas prioritárias para o País. A Ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse estar otimista em relação ao crescimento do Brasil e defendeu este formato de construção do plano plurianual. “Este é o PPA mais participativo que já tivemos. O Brasil não pode parar, não vamos deixar nenhum estado para trás. Agora é a hora de apresentarmos o que queremos para o Brasil nos próximos anos. O PPA não é do governo, é dos brasileiros”, lembrou a ministra.
O ministro e secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macedo, explicou que a dinâmica desta consulta se divide em três frentes, um formato democrático, que contempla inclusive as pessoas que não puderam participar, presencialmente, da plenária, mas participaram por meio de plataformas virtuais. “Nossa ideia é colocar a digital da nossa gente na gestão, é ouvir as pessoas. Quando se constrói, coletivamente, temos mais chance de acertar do que errar”, comentou.
Entregas
Durante o evento, o ministro da Justiça, Flávio Dino, fez a entrega de 22 viaturas e armamentos ao governo do Estado. Os equipamentos são oriundos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
“Estamos aqui para acolher as demandas de infraestrutura e também sociais. Nós estamos, na prática, mostrando um modelo de governar que inclui todos”, lembrou Dino.
Na ocasião, após a cerimônia de entrega, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, se colocou à disposição dos movimentos sociais. “O governo precisa respeitar a vontade do povo. Este PPA marca um ponto de convergência entre o Tocantins e o Brasil.”
Ainda durante o evento, a prefeita Cinthia Ribeiro pediu ao ministro da Justiça, reforço das Forças de Segurança Nacional no enfrentamento de homicídios em Palmas.
Fonte: Prefeitura de Palmas