Na semana passada viralizou nas redes sociais um vídeo em que um homem aparece filmando uma vaga de estacionamento do Palmas shopping destinada a pessoas “Neurodiversas”, e tecendo críticas pesadas, cometendo crime de ódio e LGBTFobia, ao confundir a vaga com o símbolo do movimento LGBTQIA+.
O fato é que além das vagas de estacionamento, os “Neurodiversos” também precisam ser assistidos em outras áreas.
Pensando nisso, o vereador Rubens Uchôa, apresentou na câmara Municipal de Palmas, o PL de n° 019/2023, que visa instituir no Município de Palmas a inclusão do símbolo Mundial de autismo nas placas de atendimento preferencial, nos estabelecimentos públicos e privados dentre outras providencias.
O documento prevê, que os estabelecimentos que descumprirem o disposto na presente Lei sofrerão penalidades, dentre elas, advertência e até suspensão do alvará de licenciamento e funcionamento.
“Tenho um filho autista, e eu sei a guerra que é para um Pai e uma mãe, por isso precisamos sempre pensar em alternativas e trabalharmos para trazer um pouco mais de bem-estar para esta parcela tão importante da população”, pontuou o vereador.
Rubens ainda em discurso na tribuna, cobrou da Chefe do Poder Executivo Municipal um posicionamento sobre a escassez de profissionais capacitados para acompanhar as crianças “Neurodiversas” nas escolas Municipais de Palmas.
“Fiquei preocupado pela situação em que anda o nosso município, e a prefeita Cíntia se colocou como a defensora da causa, legal, e eu acredito sim, ela é mãe, mas eu queria que ela tivesse essa defesa na prática, porque em muitas escolas ainda faltam cuidadores de crianças “Neurodiversas”.
O parlamentar complementou ainda. “ A semana mundial do autismo está se aproximando, vamos aproveitar este momento para que possamos intensificar esse trabalho”, declarou.