Motoristas do transporte coletivo urbano de Palmas, Tocantins, entraram em greve na manhã desta segunda-feira, 27. Os trabalhadores querem melhorias no trabalho e reajuste de salário. A paralisação provocou problemas a milhares de usuários, que lotaram pontos de ônibus.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Rodoviário e Operações de Máquinas do Estado de Tocantins (Simtromet) comunicou que somente 50% da frota estão operando nas ruas, os demais entraram de greve por tempo indeterminado.
Segundo o Simtromet, os motoristas saem de casa de madrugada, trabalham durante toda a manhã, têm um intervalo de cinco horas no período vespertino e voltam ao expediente à noite, no horário de pico.
Os trabalhadores também reclamam de atraso no reajuste salarial. Segundo o grupo, o valor deveria ser repassado aos funcionários desde o ano passado.
Os usuários reclamaram da demora dos ônibus logo ao amanhecer do dia. Por causa disso, várias estações e pontos de ônibus ficaram lotadas de passageiros nesta segunda-feira.