O presidente Bolsonaro, que está em Londres para o funeral da rainha Elizabeth II, se irritou nesta segunda (19) com os jornalistas que questionavam o tom político da visita. No domingo (18), Bolsonaro havia se reunido com seus apoiadores na residência do embaixador brasileiro. De uma sacada do edifício, o presidente discursou atacando a oposição e defendendo um país sem aborto, drogas e livre de ideologia de gênero. Além disso, acrescentou que a vitória em primeiro turno estava garantida. Segundo a lei eleitoral, é proibido fazer campanha política dentro de prédios públicos.
Mesmo que a visita ao caixão da rainha tenha explícita intenção política, ao ser questionado por jornalistas brasileiros se estaria usando a viagem para realizar comício, Bolsonaro se irritou, gaguejou, não respondeu e deixou os jornalistas falando sozinho:
“Você acha que eu vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder. Não tem uma pergunta decente? Compara o Brasil com os EUA, ops, com o resto do mundo”, disse o presidente na porta da residência do embaixador. Então jornalistas perguntaram se ele havia lido os jornais ingleses, que denunciavam a campanha feita sobre o caixão da rainha. Bolsonaro encerrou: “Acabou a conversa”.
Jornais do mundo criticam uso político do funeral da rainha
Jornais da Inglaterra, do Canadá e dos Estados Unidos criticaram Bolsonaro por transformar morte da rainha em campanha eleitoral. O jornal inglês “The Sun deu que “o presidente de extrema direita se dirigiu a um comício das janelas da embaixada de seu país e agitava uma multidão (sic) que se reunia do lado de fora“. Enquanto o “The Independent” publicou que “Bolsonaro é acusado de transformar visita a funeral de Elizabeth II em comício político“. O “The Guardian” também noticiou. Em uma manchete o jornal diz que Bolsonaro usa o funeral de Elizabeth II de palanque eleitoral.
Já o jornal canadense “The Globe and Mail”, noticiou que Bolsonaro se aquecia fazendo campanha eleitoral antes do funeral da rainha. E o jornal estadunidense, US News, divulgou que “Bolsonaro faz discurso raivoso em tom de campanha antes de comparecer ao funeral da rainha”.
Mais um episódio de vergonha internacional marcou a visita de Bolsonaro
Chocados com a gritaria e a falta de respeito dos fiéis Bolsonaristas, cidadãos ingleses se irritaram com gritos de “Mito!”, “Globolixo! Globolixo!” e “Vai trabalhar petista!” durante enterro de Elizabeth II. “Show some respect, this is the queen funeral!” (“Demonstrem um pouco de respeito, isso aqui é o funeral da rainha”!), respondeu o inglês em alto tom.