Sete municípios da região Norte e Bico do Papagaio do Tocantins recebem nesta segunda e terça-feira ações do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins visa manter o cidadão bem informado sobre a segurança e transparência do processo eletrônico de votação. Nesta segunda-feira (05/09), os eventos foram realizados em Wanderlândia (27ª Zona Eleitoral), Araguatins (10ª Zona Eleitoral) e Xambioá (12ª Zona Eleitoral).
Durante as ações, a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), apresentou os principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, com detalhamento dos momentos de fiscalização, como as cerimônias públicas, que permitem a toda a sociedade acompanhar o processo de inserção de dados e lacração das urnas para as eleições. Também foram apresentadas as ferramentas de checagem de fatos e canais de denúncias.
Presente no evento em Wanderlândia, o prefeito de Palmeiras do Tocantins, Júnior Noleto, ressaltou as vantagens da utilização das urnas eletrônicas no processo eleitoral brasileiro. “A urna eletrônica tornou a votação mais segura; a utilização do equipamento é mais vantajosa e proporciona rapidez na votação e apuração dos resultados. Lembro bem na época da urna de lona em que demorava-se de dois a três dias para se saber o resultado da eleição, ficávamos após a votação vigiando as urnas de lona e aguardando a apuração, que era feita de forma manual“, frisou o prefeito, que já foi vereador por dois mandatos.
“É louvável essa iniciativa do TRE Tocantins de dialogar com o cidadão, combatendo a desinformação e levando a informação correta de como funciona todo o sistema eletrônico de votação por meio da utilização das urnas eletrônicas; contribui muito para a confiança, a confiabilidade e a legitimidade do nosso processo eleitoral“, complementou o promotor eleitoral da 27ª Zona Eleitoral de Wanderlândia, Rui Gomes.
Os eventos contaram ainda com a participação de prefeitos, vereadores, representantes da Polícia Militar, advogados, membros da Junta Eleitoral, gestores escolares e estudantes.
Em Araguatins, o jovem Otávio Henrique dos Santos destacou que o debate é necessário para conhecer um pouco mais sobre o processo eleitoral. “E nos sentirmos mais seguros, principalmente para o público jovem que são mais carentes desses assuntos“, disse o estudante.
Já em Xambioá, o advogado Thiago Batista de Araújo Pereira ressaltou a importância dos esclarecimentos para que a sociedade entenda todo o processo e destacou o valor da participação do cidadão como fiscal. “A Justiça Eleitoral vem fazendo com que a sociedade civil entenda como é que funcionam as eleições, o sistema de segurança das urnas eletrônicas, as auditorias realizadas – que podem e devem ser acompanhadas por todos. A OAB é parceira da Instituição e está sempre à disposição, especialmente nas audiências e cerimônias públicas realizadas ao longo do processo eleitoral”, afirmou.