Na última sexta-feira, dia 10 de maio, os agentes de trânsito e transporte municipais de Palmas foram honrados durante uma sessão solene na Câmara Municipal, em celebração ao Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, que é comemorado anualmente em 11 de maio.
A sessão, realizada no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca, contou com a presença do efetivo da Superintendência de Trânsito do Município, onde os agentes foram reconhecidos pelo seu trabalho nas ruas, não apenas na fiscalização, mas também em atividades educativas e de conscientização.
O titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, expressou sua gratidão pelo reconhecimento dos vereadores e do presidente da Câmara, vereador José do Lago Folha, autor da proposição. Ele enfatizou o papel fundamental dos agentes na construção de um trânsito mais seguro e na redução do número de vítimas nas vias municipais.
Valéria Oliveira, superintendente de Trânsito e Transporte Municipal, destacou os desafios enfrentados pelas equipes para garantir a fluidez nas vias e ressaltou o compromisso da cidade em garantir a mobilidade e segurança do trânsito.
Atualmente, Palmas conta com 81 agentes que realizam diversas atividades administrativas, educativas e operacionais, visando sensibilizar os pedestres, ciclistas e condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
A gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu, Carolina Santos de Sousa, enfatizou a importância do reconhecimento, especialmente durante a campanha do Maio Amarelo, cujo tema central é “A Paz no trânsito começa por você”.
Zuilton Chagas, membro da Comissão de Gestão de Dados e Informações do Programa Vida no Trânsito (PVT), destacou a redução do número de óbitos este ano, atribuindo o mérito ao trabalho dedicado dos agentes de trânsito em prol de um tráfego mais seguro em Palmas.