O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participará da 27ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 27, em Sharm EL Sheikh, no Egito, entre os dias 6 e 18 deste mês. Secretários de estado, técnicos e a ativista indígena Narúbia Werreria irão acompanhar o governador no evento.
Durante a conferência, Wanderlei irá apresentar as ações de redução de desmatamento e queimadas e, também, mostrar a líderes de países e ceos de empresas internacionais que estão no mercado de carbono que o estado está elegível perante à Comissão Nacional de Redd+ (CONAREDD+) para acessar recursos provenientes de pagamentos por resultados na ordem de 200 milhões de toneladas de créditos de carbono nos biomas Amazônia e Cerrado.
“Será um momento importante de mostrar, aos países dos diversos continentes, que o Tocantins vem agindo com responsabilidade na condução do desenvolvimento sustentável, com respaldo legal e compromisso com a governança ambiental, o que o torna apto para ingressar no mercado de carbono jurisdicional”, afirma o governador.
A agenda de compromissos de Wanderlei inicia no dia 10 de novembro com a apresentação do programa jurisdicional de REDD+ e da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável no Hub Amazônia. Ainda no dia 10, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, acompanhará o governador na mesa-redonda do Consórcio da Amazônia Legal, com o tema Financiamento Climático: o Papel da sociedade Civil.
No dia 12 de novembro, Narubia Werreria falará sobre A importância dos povos indígenas para o programa jurisdicional de REDD+ do Tocantins. A programação segue até o dia 17 de novembro, onde o governador terá importantes encontros bilaterais em busca de recursos para investir nas ações ambientais do estado.
Texto e foto: Ascom Governo do Tocantins