A primeira-dama do Tocantins e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, na terça-feira, 30, da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. O evento, que tem como objetivo fortalecer as políticas de garantia dos direitos da pessoa com deficiência, foi realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Eu tenho levantado diariamente a bandeira da pessoa idosa e quero também levantar a bandeira da pessoa com deficiência. Vocês podem contar inteiramente com o governador Wanderlei Barbosa, porque é um governo que tem dado voz às pessoas”, ressaltou a primeira-dama Karynne Sotero.
O Tocantins possui cerca de 140 mil pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa quase 10% da população. Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que apenas 25% desse universo de pessoas com deficiência em idade para trabalhar conseguiram entrar no mercado de trabalho.
Nesse contexto, a primeira-dama citou o projeto Recriarte, ação social que oferece mais de 15 cursos profissionalizantes que deve ser retomado ainda este ano com uma nova roupagem. “O projeto estava parado e estamos retomando, reformando as duas sedes nas regiões Sul e Norte de Palmas, e quero que saibam que vocês terão lugar lá, para se capacitarem e buscarem o seu espaço”, declarou.