Nesta quarta-feira (30), o juiz Rafael Gonçalves de Paula autorizou a venda antecipada de três veículos de luxo apreendidos pela Polícia Federal (PF), no ano passado em operação contra o ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse (Agir).
De acordo com informações do Jornal do Tocantins, na solicitação feita pelo Ministério Público, estão listados dois carros no nome de Mauro Carlesse, um Jaguar Type V6, ano 1999/2000 e um Camaro 2SS, 2001, apreendidos durante a primeira fase da ‘Operação Hygea’, da PF, em outubro do ano passado.
O outro carro, um Porsche 2019 do empresário Diego Augusto Honório, apreendido na segunda fase da operação em dezembro de 2021. O homem é apontado como operador de esquema do ex-governador.
Ainda segundo o Jornal do Tocantins, o ex-chefe do Poder Executivo Estadual, pediu para que o juiz não vendesse os dois veículos em seu nome. O mesmo alegou que tem recursos insuficientes para pagar eventual, de modo que não seria preciso vender os carros.
Rafael Gonçalves de Paula rejeitou os pedidos dos réus. O mesmo mandou expedir mandado de avaliação dos veículos, que se encontram sob cuidados da PF, em Palmas, e o Banco do Bradesco que financiou o Porsche.
Operação Hygea
A operação Hygea visa desmantelar o “esquema de pagamentos de vantagens indevidas relacionadas ao Plansaúde e a estrutura montada para a lavagem de dinheiro, assim como demonstrar a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados”.