Ocorreu nessa última Sexta-feira, 24 de Novembro, o 1º seminário “Construindo Caminhos para a Dignidade: Saúde, Direitos e Políticas das Pessoas LGBTI+” na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). No evento foram discutidas questões que abrangem, a saúde, direitos e segurança da comunidade do nosso estado.
O evento contou com a participação do advogado dos direitos humanos e ativista LGBTI+, Dr. Paulo Iotti, como palestrante principal, e junto a ele estava uma lista de convidados. Incluindo a Dra. Alessandra Muniz do IBDFAM – Tocantins, Dr. Reverendo Rodrigo Espiúca da Diocese Anglicana de Brasília, Dr. Landri Neto do Conselho de Direitos Humanos do Tocantins, Reverendo Magela da Casa A+, Edu Alves da ADIARA, Byanca Marchiori da ATRATO e Miss Trans Tocantins, Wemerson Lima do Governo do Tocantins, e Lívia Fontenelle, a atual Miss Trans Tocantins 2023.
Magela Neto representantes da Casa A+ e um dos palestrantes nos informa o que este acontecimento representa para o estado “O evento foi um marco significativo para a comunidade LGBTi+ no Tocantins. Conhecer de forma aprofundada nossos direitos, ter dignidade na sociedade no Tocantins forma dos principais pontos do evento. No final do evento conseguimos a conquista em conseguirmos que o Estado do Tocantins tenha O Conselho LGBTi+ através da Secretaria de Estado Justiça e Cidadania. Com isso cumprimos o objetivo em promover o empoderamento das Pessoas LGBTi+ porque elas importam e constituem nossa sociedade”.
No evento foi lançado O Mapeamento das Pessoas LGBTi+ em no estado do Tocantins. Uma iniciativa que busca conhecer a realidade da comunidade nos meandros de nossa região. O formulário tem perguntas sobre saúde, empregabilidade, moradia e educação da população LGBTI+. A pesquisa pode ser acessada na bio do Instagram da Casa A+ @casaamais.