O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi claramente o vencedor do debate Record/Fieto/Rede Toca mesmo sendo o alvo principal dos adversários. Ele reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pela retomada do crescimento socioeconômico do Tocantins.
Candidato à reeleição, o governador demonstrou tranquilidade em seus posicionamentos, tanto nas perguntas quanto nas respostas, relembrando aos candidatos o que o povo Tocantinense já sabe e vem acompanhando ao longo dos 10 meses de Wanderlei Barbosa à frente do Governo do Estado. Recuperação da infraestrutura rodoviária em todo o Tocantins, abertura de leitos nos hospitais, valorização do servidor público com pagamento de direitos represados em outras gestões, e tem tantas outras ações de melhoria da saúde, educação, segurança, infraestrutura, situação fiscal e econômica do Estado, com uma administração responsável e profissional.
Wanderlei Barbosa avaliou de forma positiva sua atuação no debate, pois apesar das tentativas dos concorrentes em menosprezar seu governo, pode mostrar que a sua gestão está no caminho certo e que tem as melhores propostas para o Tocantins continuar na rota do desenvolvimento. “Foi muito positivo, tivemos a oportunidade de conversar e o que vimos foi uma oposição que claramente treinou para bater no governo e trazer números e informações falsas aos tocantinenses. Hoje o Tocantins tem uma excelente classificação de letra B, porque trabalhamos cuidando de nossa políticas fiscais. Estamos trabalhando firme pra gerar empregos e oportunidades para as pessoas, para o licenciamento de empresas, mas principalmente, estamos trabalhando para cuidar das pessoas, cuidar da saúde, da educação, enfim, cuidar da nossa gente. Foi essa a mensagem que eu trouxe, enquanto nosso adversários ficaram no ataque. Eu entendo essa postura deles, porque afinal, estão abaixo nas pesquisas”, enfatizou.
O debate
Ante o ataque gratuito dos demais candidatos, inconsolados pelo enorme vantagem apontada em pesquisas recentes, Wanderlei Barbosa manteve a sobriedade e pulso firme em suas respostas. Ao candidato do PSB, Irajá Abreu, Wanderlei lembrou a atuação que vem desenvolvendo junto às mulheres suas propostas, registradas em seu Plano de Governo, direcionadas ao público feminino.
No mesmo bloco, questionou Ronaldo Dimas (PL) sobre o fechamento do Restaurante de Araguaína, quando o hoje candidato era prefeito daquele município. E explicou, em sua réplica, que a maior parte dos recursos para a Saúde dos Araguainenses é repassada pelo Governo do Estado.
Ao responder pergunta formulada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o chefe do Executivo Estadual lembrou aos seus concorrentes que sua gestão não está “tapando buraco”, mas removendo o asfalto esburacado. “Estamos construindo, portanto, novas rodovias”, explicou, em referência à grande quantidade de obras de infraestrutura viária em todo o Estado..
Destacou também o potencial do Tocantins para a geração de energia, inclusive fotovoltaica; a desoneração fiscal, a exemplo do gado em pé, e as mais de sete mil cirurgias eletivas realizadas nos dez meses em que está à frente do Governo.
Questionado pela candidata Carol Chaves (PSOL), Wanderlei destacou investimentos de seu governo na Educação, como a valorização dos profissionais da área, por meio do pagamento de progressões, há anos atrasadas; e a construção e reforma de diversas escolas.
Ainda em relação à Educação, ele disse compreender que, mesmo investindo na reforma, construção e ampliação de escolas, seu olhar vai para além dos prédios escolares. Passa também pela valorização de professores, técnicos e servidores administrativos.
“Não são só prédios. Estamos oferecendo capacitação para os nossos professores, para que seus conhecimentos sejam repassados aos jovens, de todo o Estado”.
Em suas considerações finais, Wanderlei pediu que os eleitores tocantinenses vejam as transformações pelas quais o Estado está passando, nos últimos dez meses. “Vocês viram a diferença da nossa gestão. Diminuímos o desemprego e vamos dar oportunidades às nossas comunidades. Esse trabalho nós estamos fazendo e faremos muito mais. Para isso eu quero contar com o apoio de todos vocês. Votem, Wanderlei, 10”.
Redes sociais
O nome do governador Wanderlei Barbosa repercutiu nas redes sociais, liderando o ranking dos mais citados nas enquetes com o percentual positivo.
“Arrasou”. “Parabéns, governador Wanderlei Barbosa” Preparado para transformar o Tocantins”. Estes são alguns dos inúmeros comentários em posts relacionados ao debate.
Para o chefe do Executivo não há dúvidas de que os tocantinenses que o viram aprovaram seu desempenho. “As pessoas perceberam que nosso propósito ali era debater ideias e propostas, enquanto o dos nossos adversários era nos atacar. Os tocantinenses não aceitam mais esses ataques gratuitos”, disse.