Terceira rodada de pesquisa realizada pela A Executiva entre os dias 18 à 20 de agosto no Tocantins, avaliou a intenção de voto dos eleitores tocantinenses para a disputa do Governo do Estado, e constatou um crescimento do atual chefe do executivo estadual, Wanderlei Barbosa (Republicanos) no comparativo com a última pesquisa divulgada no dia 4 de agosto. O candidato a reeleição, Wanderlei Barbosa tem agora 42% das intenções de voto, e lidera a corrida pelo Palácio Araguaia. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PL), com 13% de preferência dos eleitores.
Em terceiro lugar na disputa, aparece o ex-deputado Paulo Mourão (PT) com 7%. Considerando a margem de erro de 2,83 pontos, o petista está tecnicamente empatado com Irajá Silvestre (PSD), que aparece em quarto lugar com 6% das intenções de voto.
Ao todo, são 8 candidatos ao governo do Estado. Os nomes de Karol Chaves (PSOL), Carmen Hannud (PCO), Coronel Ricardo Macedo (PMB), Dr. Luciano do Oswaldo Cruz (DC), somados alcançaram 1% da intenções de votos.
Indecisos
Entre os eleitores entrevistados 13% se disseram indecisos sobre em quem votar, enquanto outros 10% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Por último, 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
Rejeição
Novamente o candidato Paulo Mourão (PT) aparece como o mais rejeitado entre o eleitorado tocantinense, o petista possui 30% de rejeição. Logo após aparece Ronaldo Dimas (PL), rejeitado por 22% do eleitorado. Irajá Silvestre possui 12% de rejeição, e por último, o governador Wanderlei Barbosa aparece sendo rejeitado por 10% dos eleitores. Outros 16% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos. 10% se dizem indecisos.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 18/08/2022 à 20/08/2022, em 35 municípios das regiões Norte, Sul, Central e Sudeste do Estado do Tocantins, com 1.200 eleitores acima de 16 anos, respeitando as proporções de gênero, idade, escolaridade, renda e distribuição geográfica dos eleitores tocantinenses. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número TO 05915/2022 e tem como estatístico responsável Galttieri Ferreira Tavares, registrado no Conselho Regional de Estatística (CONRE) sob o número 8954.