Nesta segunda-feira, 1º de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), conjuntamente a instituições públicas federais, estaduais e empresas de comunicação assinaram um termo de cooperação para combater a desinformação durante o período eleitoral.
Assinaram o termo de cooperação representantes de 30 instituições públicas e órgãos de imprensa.
Essa união visa checar e apurar notícias falsas, assim como uma agência de checagem, divulgando conteúdos oficiais sobre o processo eleitoral para informar o eleitor tocantinense.
“Somente com essa união de esforços poderemos reforçar as ações necessárias à construção de um ambiente informacional transparente, com desestímulo à criação e disseminação de informações falsas ou distorcidas, e que ressalte o trabalho sério realizado pela Justiça Eleitoral para realizar eleições transparentes e seguras”, afirma o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
As informações estarão disponíveis na página ‘Fato ou Boato’, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A iniciativa veio da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação pertencente ao Tribunal, coordenada pela juíza membro do TRE-TO, Dra. Ana Paula Brandão Brasil e faz parte das ações do projeto ‘Democracia: Diálogo e Transparência’.
“Queremos, de forma colaborativa, promover o efetivo enfrentamento à desinformação no estado do Tocantins por meio de uma rede forte de parceiros que contribuirão para que o conteúdo oficial chegue ao cidadão, para que os boatos sejam desmentidos e para que a sociedade se torne mais participativa. Queremos eleitoras e eleitores conscientes”, enfatiza a coordenadora da Comissão.
Durante a cerimônia de assinatura foi apresentado aos participantes informações a respeito da segurança da urna eletrônica, bem como todos os detalhes envolvidos no funcionamento do sistema eletrônico de votação.