O IVOX – Instituto de Pesquisa Vox/Jornal O Coletivo de Palmas, realizou a sua primeira pesquisa nesta campanha eleitoral, sendo este também o primeiro levantamento que está sendo divulgado no Tocantins, após os partidos terem oficializados os nomes dos candidatos nas convenções, cujo prazo se encerrou no dia 05 de agosto. A coleta de campo aconteceu entre os dias 09 a 13 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Na liderança está o governador Wanderlei Barbosa, do Republicanos, com 38% da preferência dos eleitores, abrindo 20 pontos percentuais de frente contra o segundo colocado, que é o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, candidato do PL, que aparece com 18%.
Em terceiro lugar está o petista Paulo Mourão, escolhido por 10% dos eleitores que foram ouvidos pela pesquisa IVOX. Irajá Abreu, que lançou o seu nome para o governo apenas durante a convenção do seu partido, o PSD, no dia 05 de agosto, realizada na cidade de Lavandeira, recebeu 5% das indicações. Veja os números para o senado aqui.
A primeira rodada de pesquisa do Instituto IVOX/ Jornal O Coletivo está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins/TSE com o número TO-05667/2022. O total de questionários aplicados foi de 900, nos 25 maiores municípios de cinco regiões do Tocantins, entre os dias 9 a 13 de agosto. As regiões são Extremo Norte, Norte, Central, Sudeste e Sul.
A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, e isso significa que os candidatos podem estar três pontos percentuais acima ou abaixo dos índices encontrados.
O médico Dr. Luciano do Oswaldo Cruz, do DC, está com 2%. Os candidatos Coronel Ricardo Macedo, do PMB; Karol Chaves, do PSOL e Carmen Hannud, do PCO, não pontuaram. Indecisos são 18% e responderam que vão votar branco ou anular o voto 9%.
Paulo Mourão tem 21% rejeição
A pesquisa IVOX quis saber a rejeição dos candidatos perante os eleitores, que responderam à pergunta em qual dos nomes apresentados eles não votariam de jeito nenhum. O candidato do Partido dos Trabalhadores, o PT, ex-deputado Paulo Mourão, foi indicado em primeiro lugar, com 21%, vindo atrás o Ronaldo Dimas, do PL, com 16%.
Em terceiro lugar na rejeição vem o senador Irajá Abreu, do PSD, apontado por 12%. A candidata do PSOL Karol Chaves é rejeitada por 8%, seguida do governador Wanderlei Barbosa, do Republicanos, também com 8% de rejeição, enquanto a candidata do PCO, Carmen Hannud tem 5% de rejeição, vindo o Dr. Luciano do Oswaldo Cruz, do DC, com 4% e por último o Coronel Ricardo Macedo, do PMB, com 2%.
Para 14% dos eleitores, nenhum nome é motivo de rejeição, e pretendem votar em branco ou anular o seu voto, 10%.
METODOLOGIA UTILIZADA
A pesquisa do Instituto IVOX/Jornal O Coletivo de Palmas para apurar a intenção de votos para governador e senador nas eleições 2022, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins/TSE com o número TO-05667/2022.
Foram aplicados 900 questionários nos dias 09, 10, 11, 12 e 13 de agosto de 2022. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3% para mais ou para menos. O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.
Pesquisa quantitativa realizada em 5 regiões do Tocantins, sendo as Regiões Extremo Norte, Norte, Central, Sudeste e Sul do Estado do Tocantins, nos 25 maiores municípios destas regiões.
As entrevistas são diretas com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.
O número de entrevistas tem por parâmetro o cadastro de eleitores aptos a votar no Estado do Tocantins, informados pelo TRE/TO, no mês de junho de 2022.
Amostra foi selecionada com representatividade para abranger de forma fidedigna o total do eleitorado do Tocantins, com distribuição dos questionários por regiões e por cotas (sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capita).