Com a campanha eleitoral entrando na reta final, as duas maiores concorrentes a vaga no Senado, Professora Dorinha (UB) e Kátia Abreu (PP) protagonizam uma intensa disputa para ver quem sairá vencedora no pleito.
A movimentação tem sido grande de um lado e de outro, e os números do atual levantamento mostram que pela primeira vez numa pesquisa do VOPE/Jornal Primeira Página (foram quatro rodadas anteriormente), a candidata Professora Dorinha conseguiu ultrapassar Kátia Abreu.
Dorinha aparece com 24% da preferência, seguida por Kátia, que tem 21%. Em votos válidos, são 30% para Dori-nha, e 26% para a Kátia. Veja os números para governador aqui.
Isso sinaliza para o eleitor tocantinense o que todos já sabem: que essa é a disputa mais emocionante para o Senado em toda a história do Tocantins, registrando inclusive o maior número de candidatos, 10 no total. O VOPE/Jornal Primeira traz um gráfico com a evolução do desempenho dos candidatos em todas as rodadas.
Com 1.500 entrevistas, foram ouvidos eleitores de 40 cidades do Tocantins, nas regiões Norte, Central, Sudeste e Sul, entre os dias 31 de agosto a 04 de setembro. O registro no TSE/TRE/TO tem o número TO-01187/2022. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Ataides de Oliveira (PROS), tem 12% da preferência, e vem seguido pelo ex-governador Mauro Carlesse (Agir), com 10% e Carlos Amastha (PSB), também com 10%. Vilela do PT (PT) recebeu 2%, Pastor Claudemir Lopes (Patrio-ta), 1%.
O instituto VOPE faz arredondamento para utilizar números inteiros, e Andrea Schmidt (PMB), Lúcia Viana (PSOL) e Lázara Castro (DC) não alcançaram 1% na pesquisa, não pontuando. Ainda não sabem em quem vão votar para senador, 12% e vão votar branco/anular o voto, 8%.
REJEIÇÃO A CARLESSE É DE 19%.
Quando os entrevistados respondem à pergunta sobre em qual nome não votariam de forma alguma, o ex-governador Mauro Car-lesse (Agir) lidera, com 19% indicando o nome dele. A senadora Kátia Abreu (PP), vem com 17%, Amastha (PSB) foi apontado por 14%. Professora Dorinha (UB), tem 7% de rejeição.
Ao consultar o eleitor, o instituto VOPE não utiliza múltiplas respostas, com apenas um nome a ser indicado, e desta forma a soma dos percentuais atribuídos aos candidatos não ultrapassa 100%.
Vilela do PT tem 6% de rejeição, Ataídes de Oliveira (PROS) surge com 5%; Pastor Claudemir Lopes, Andrea Schmidt (PMB), Lúcia Viana (PSOL) e Lázara Castro, não alcançaram 1% de rejeição e não pontuaram. Não rejeitam nenhum dos candidatos, 23% dos entre-vistados, e 9% pretendem anular o voto/votar em branco.
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa de intenção de votos para governador do Tocantins e para o Senado Federal nas eleições de 02 de outubro de 2022, realizada pelo Instituto VOPE – Voz e Pesquisa Tocantins EIRELI/Jornal Primeira Página, aplicando-se questionário estruturado, com registro no Tri-bunal Superior Eleitoral/TRE/TO com o número TO-01187/2022.
Total de 1.500 eleitores entrevistados moradores da zona urbana de 40 cidades das regiões Norte, Central, Sudeste e Sul do Tocantins.
Data da realização da pesquisa: 31 de agosto a 04 de setembro de 2022. Margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para me-nos, com intervalo de confiança de 95%. Estatístico responsável: João Soares de Araújo Neto, registrado no CONRE com o número 6892.
REGIÃO NORTE, composta pelos municípios de Araguaína, Ananás, Araguatins, Axixá, Augustinópolis, Babaçulândia, Colinas do Tocantins, Nova Olinda, São Miguel do TO, Sítio Novo, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.
REGIÃO CENTRAL: composta pelos municípios de Colméia, Cristalândia, Goiatins, Guaraí, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Miranorte, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Pium e Porto Nacional.
REGIÃO SUDESTE: composta pelos municípios de Arraias, Dianópolis, Natividade, Palmeirópolis, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Taguatinga.
REGIÃO SUL: composta pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada do Tocantins, Araguaçu, Cariri, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi e Peixe.
As entrevistas são diretas junto ao eleitorado, nos domicílios e áreas comerciais, com amostra representativa do eleitorado cadastrado nos 40 munícipios, tendo por base o número de eleitores informados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins no mês de junho de 2022. Amostra aleatória no sorteio de unidades, distribuída com base nos critérios de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar.
Fonte: Primeira Página