Carlos Brandão, do PSB, de 64 anos, foi reeleito governador do Maranhão neste domingo (2), no primeiro turno, para um mandato de quatro anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 98,51% das urnas apuradas, às 23h43.
O governador do Maranhão foi reeleito com 51,14%, totalizando 1.737.968 votos válidos. O vice-governador eleito na chapa é Felipe Camarão (PT), de 40 anos. Esta é a primeira vez que o petista é eleito para um cargo público no executivo.
Após a vitória, o governador reeleito agradeceu, a confiança do eleitorado maranhense e disse que deverá cumprir todos os compromissos que foram assumidos durante a campanha.
Brandão também afirmou que, começará a partir de segunda-feira (4), a campanha no Maranhão a favor do ex-presidente Lula, que vai disputar o 2º turno das eleições com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Em primeiro lugar, eu quero agradecer ao povo do Maranhão, por ter confiado nas nossas propostas e votado na gente, em Felipe Camarão, em Flávio Dino, para que a gente pudesse dar continuidade nesse trabalho que começou em 2015. Tivemos muitos avanços na saúde, na educação, na infraestrutura, no social e na segurança alimentar, mas ainda precisa ser feito muito. E é para isso que quero ser governador e fui reeleito. Quero agradecer a confiança de todos os maranhenses e não tenham dúvidas que eu vou honrar cada um dos votos que nos foi dado. E honrar todos os compromissos que nós assumimos durante a nossa campanha, nos nossos programas eleitorais, durante as palestras e nossos comícios. A gente tem uma história bonita, uma história limpa, uma história que mudou a vida de muitos maranhenses e esse é o propósito, continuar mudando a vida dos maranhenses. E por fim, dizer que amanhã, vamos começar a campanha do presidente Lula aqui no Maranhão, para a gente ganhar aqui no Maranhão, com uma grande votação“, disse.
No primeiro turno ao governo do Maranhão, nove candidatos concorreram. Confira a votação de cada um com 98,84% das seções totalizadas, às 23h52.
- Carlos Brandão (PSB): 51,16% | 1.744.238 votos
- Lahesio Bonfim (PSC): 24,96% | 850.890 votos
- Weverton Rocha (PDT): 20,73% | 706.977 votos
- Edivaldo Holanda Júnior (PSD): 2,53% | 86.363 votos
- Enilton Rodrigues (PSOL): 0,21% | 7.090 votos
- Hertz Dias (PSTU): 0,15% | 5.167 votos
- Simplício Araújo (Solidariedade): 0,15% | 4.991 votos
- Professor Joas Moraes (DC): 0,07% | 2.296 votos
- Frankle Costa (PCB): 0,05% | 1.869 votos
Propostas do governador
Entre as propostas de Brandão, estão ações para as áreas da saúde, economia, educação, direitos humanos, emprego, saúde e cultura. Veja, abaixo, algumas delas:
Economia: Brandão afirmou que pretende investir, nos próximos quatro anos, R$ 1,5 bilhão por ano em obras públicas e com isso, impulsionar a geração de empregos e a economia maranhense. Entre os investimentos, está R$ 4 bilhões na ampliação do Porto do Itaqui que, segundo o governador, gera 16 mil empregos diretos e indiretos.
Educação: Brandão pretende colocar, em todas as escolas, internet de fibra ótica por meio do antigo recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que será recebido ano que vem. Ele também pretende combater o índice de analfabetismo, por meio de investimentos em programas educacionais.
Saúde: Em suas propostas, Carlos Brandão pretende ampliar a quantidade equipes da Coordenação da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), em relação à atenção básica e vigilância dos municípios maranhenses. O governador reeleito disse, em entrevista ao JM1, que pretende aumentar o número de policlínicas presentes no Estado.
Emprego: Nesta área, o governador reeleito pretende ampliar o programa ‘Mais Renda’, em parceria com os municípios, para dar capacitação e acesso ao crédito para novos microempreendedores.
Quem é Carlos Brandão
Carlos Brandão tem 64 anos, é médico veterinário, empresário e político. Ele é governador do Maranhão, desde abril deste ano. Foi vice-governador do Estado entre 2015 e 2022, na chapa com o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB).
Ele iniciou a vida pública em 1990, quando foi secretário-adjunto de Estado do Meio Ambiente. Em seguida, ele foi eleito deputado federal por dois mandatos consecutivos (2006 a 2010) e (2010 a 2014).
Brandão é casado, tem dois filhos e é natural de Colinas, cidade localizada a 437 km de São Luís.