A rede estadual de ensino no Tocantins teve início do ano letivo adiado por conta de novos casos de Covid-19 que só tem aumentado em todo o Estado
Na noite de ontem quarta-feira 19, o governo do Tocantins anunciou que o início do ano letivo da rede estadual seria adiado devido ao aumento de casos de Covid-19 no Estado.
Originalmente programado para retornar às aulas em 1º de fevereiro, agora será no dia 14 do mesmo mês. Por enquanto, o formato presencial continua o mesmo.
Para justificar a decisão, o Ministério da Educação e Cultura (Seduc) disse que considerou vários fatores. Foi feita referência ao progresso do estado na propagação da Covid-19 e da gripe (H3N2), bem como as condições das estradas afetadas pelas enchentes, que prejudicam o tráfego escolar rural.
A Seduc também informou que recebeu uma carta da Associação Municipal Tocantinense (ATM), informando que pelo menos 82 dos 139 prefeitos do estado acreditam que adiar é a melhor solução.
“Para garantir a igualdade de acesso às salas de aula, acreditamos que seria prudente ajustar o calendário, pois muitas regiões do estado estão com acesso restrito devido às fortes chuvas. Por outro lado, precisamos manter o rigor dos protocolos de biossegurança como escolas são um ambiente controlado”, disse o secretário Fábio Vaz.
Ainda de acordo com a Seduc, será mantida a previsão de 200 dias letivos e as férias no mês de julho estão garantidas. Os nove dias letivos que seriam ministrados no começo de fevereiro serão redistribuídos ao longo do ano.
por Naylê Lima correspondente