No cenário econômico brasileiro, o estado de Tocantins se destaca como protagonista do crescimento comercial ao longo de 2023, revelam dados recentes divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período de janeiro a outubro deste ano, o comércio tocantinense registrou um notável aumento de 12,6% no volume de vendas, ultrapassando em expressivos 11 pontos percentuais a média nacional, que se fixou em 1,6%.
O comércio varejista ampliado, incluindo veículos e materiais de construção, também apresentou um crescimento sólido, com um aumento de 5,5% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2022. Os últimos 12 meses refletem uma ascensão de 4,9% neste segmento, indicando uma performance consistente ao longo do ano.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, atribui esse notável desempenho aos investimentos estratégicos realizados pelo Governo do Estado. “Esse crescimento econômico se dá, também, com importantes ações do Governo, com investimentos na área de infraestrutura de escolas, hospitais, estradas e pontes. Todo esse recurso circulando cria um ambiente comercial favorável”, ressalta Barbosa. Ele destaca ainda o apoio a iniciativas culturais e turísticas, contribuindo para criar um ambiente de negócios propício.
No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio varejista tocantinense registrou um impressionante salto positivo de 10%, sinalizando um crescimento robusto. Os resultados finais do desempenho comercial ao longo de 2023 serão consolidados e divulgados em fevereiro próximo, mas as perspectivas já apontam para um cenário extremamente positivo para o estado.
A Pesquisa Mensal do Comércio, iniciada em 1995, fornece indicadores que monitoram o comportamento do comércio varejista no Brasil. Os resultados mensais, disponíveis no Sidra (Banco de Tabelas Estatísticas), revelam variações no volume e na receita nominal de vendas para o comércio varejista e varejista ampliado no Brasil e nas unidades da federação. A próxima divulgação está programada para o dia 17 de janeiro, oferecendo uma análise mais detalhada do cenário comercial nacional.