A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está com inscrições abertas para o programa TechInclusão, que oferece capacitação tecnológica gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade social. Os cursos presenciais, com carga horária de 200 horas, têm duração de quatro meses e visam qualificar participantes entre 16 e 29 anos para oportunidades na área de tecnologia.
O programa, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, busca atender jovens diversos, incluindo mulheres, pessoas negras, povos originários, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), jovens em ressocialização cumprindo penas curtas ou medidas alternativas do sistema prisional, pessoas com deficiência (PCD) e outros grupos.
Os interessados podem se inscrever por meio do formulário online disponível no link aqui. Para mais informações sobre o projeto, é possível acompanhar a rede oficial @techinclusao.to ou acessar o site oficial da UFT.
George França, coordenador do projeto, destaca a importância do TechInclusão para suprir a demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia no estado do Tocantins, além de promover a inclusão e a permanência dos jovens no mercado de trabalho, combatendo a discriminação e promovendo a diversidade.
O programa representa uma oportunidade para os jovens adquirirem habilidades em tecnologia da informação, ampliando suas chances de emprego e ganhando autonomia em suas trajetórias profissionais. O TechInclusão visa, assim, contribuir para um futuro mais promissor e igualitário, combatendo as desigualdades sociais.