A primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, lançou nesta sexta-feira, 25, no município de Aliança do Tocantins, o projeto Tocantins Amigo do Pet, voltado ao controle populacional de animais em situação de rua e à oferta de serviços gratuitos para tutores. A ação segue até domingo, 27, com previsão de mais de 300 castrações gratuitas de cães e gatos.
O projeto é coordenado por Karynne e integra a Rede Cuidar, que articula políticas públicas para atender famílias em vulnerabilidade. A iniciativa também tem apoio da Semarh, do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais, da Prefeitura de Aliança e de parceiros públicos e privados.
“Nós só vamos conseguir diminuir o número de animais abandonados e os maus-tratos se dermos as mãos. Essa causa também é sua, é nossa”, afirmou a primeira-dama, que também entregou certificados a protetores independentes de animais da cidade.
O secretário do Meio Ambiente, Marcello Lelis, destacou que o projeto representa um avanço para a saúde pública. “Castração é sinônimo de bem-estar animal, controle de zoonoses, prevenção de acidentes e proteção da vida. Esse é um marco histórico para o Tocantins”, afirmou.
Já o prefeito de Aliança, Elves Guimarães, celebrou o pioneirismo do município. “É uma honra sermos os primeiros a receber esse projeto piloto, que vem para transformar a realidade da causa animal no Tocantins”, disse.
A ação também celebra o Abril Laranja, mês de prevenção à crueldade contra os animais, e conta com apoio da deputada estadual Cláudia Lelis, autora da emenda que garantiu os recursos. “Assumi esse compromisso com a causa animal e hoje ele se concretiza com o apoio da primeira-dama. O Tocantins se torna referência em respeito e cuidado aos animais”, pontuou a parlamentar.
Moradores da cidade também aprovaram a iniciativa. “Agora ficou acessível e gratuito. Foi uma grande ajuda para todos nós”, comentou a aposentada Zuleide Alves Assunção. A costureira e protetora Francisca Miranda, que recebeu certificado de reconhecimento, reforçou: “Com a castração, evitamos mais abandono. É uma iniciativa maravilhosa”.
A programação incluiu uma caminhada em defesa dos animais, atendimentos da Clínica Itinerante, feira de adoção e orientações sobre guarda responsável. A meta agora é expandir o projeto para outros municípios do Tocantins.