Seguindo as normas sanitárias indicadas pela OMS, Prefeitura de Palmas passou a obrigar o passaporte de vacina para servidores e visitantes dos órgãos públicos.
Após determinar obrigatoriedade do passaporte de vacina, uma servidora entrou com pedido de judicialização para ter o direito de continuar indo ao trabalho sem se vacinar, em respostas a Prefeitura de Palmas exonerou a servidora.
Na quarta-feira, 16 a prefeita Cinthia usou as redes sociais para justificar dizendo que servidores municipais que não se vacinassem iriam ser desligados do quadro funcional da gestão.
“Estamos vivendo um tempo difícil. As criaturas antivax e antipassaporte da vacina chegaram no nível mais alto de alucinação. Uma servidora comissionada judicializou pq quer continuar trabalhando sem se vacinar. A resposta é simples: exoneração. Não temos 2 pesos e 2 medidas”, postou a prefeita em seu twitter.
A medida que obriga o porte do passaporte de vacina entrou em vigor em janeiro deste ano e determina que tanto visitantes como servidores só podem ter acesso aos órgãos públicos municipais se apresentarem a comprovação de vacinação contra a Covid 19. A determinação da Prefeitura segue as normas sanitárias indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda no Twitter a Prefeita disse que a servidora não comparecia no trabalho desde que a obrigatoriedade do cartão de vacina passou a ser exigido. Cinthia Postou.
“A pessoa não apareceu mais p/ trabalhar, conseguiu alguns atestados e ainda tenta uma medida judicial que a garanta no cargo assim mesmo. Não quer se vacinar? Não tem problema, mas não ocupará cargo na @cidadepalmas. Realmente, tempos difíceis…”
Hoje, a cidade mais atingida pelo coronavirus no Tocantins é a capital Palmas, onde na última terça o município registrou 243 novos casos, 72.555 infectados e 706 mortes.
Como as medidas sanitárias indicadas pela OMS se mostraram eficazes ao combate da pandemia, como uso de máscaras, distanciamento social e vacinação em massa, a prefeitura tenta alinhar as atitudes com essas medidas e combater o pensamento anticientífico.